quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Santo Hieromártir Metódio










20 de Junho (CE) / 03 de Julho de 2013(CC)


O Santo Hieromártir Metódio, Bispo de Patara (Lícia, Ásia Menor), destacou-se por sua grande e genuína humildade monástica. Com doçura e temperança instruía o seu rebanho, mas soube defender com grande tenacidade a Fé Ortodoxa contra as heresias, especialmente a dos Origenistas.

Metódio nos deixou um rico legado literário: escritos apologéticos contra o paganismo; explicações dos dogmas Ortodoxos contra a heresia dos Origenistas; homilias sobre a prática da vida cristã e comentários das Sagradas Escrituras

São Metódio foi preso pelos pagãos e com intrepidez confessou diante deles a sua fé em Cristo. Foi condenado à morte por decapitação no ano de 312 d.C.


Tropárion Modo 1

Teu sangue clama a Deus da terra assim como o de Abel, ó santo e divinamente sábio Hierarca Metódio. Proclamaste publicamente a Encarnação de Deus, envergonhando assim, a heresia origenista. Tu que foste trasladado para a celeste câmara nupcial, ora a Cristo Deus que salve as nossas almas.


Kondákion Modo 4

Como Sacerdote dos Mistérios e da Santíssima Trindade e mestre dos mandamentos de Deus que ultrapassam todo entendimento, tu confirmaste a Fé dos Cristãos Ortodoxos descortinando as heresias. Por causa de tua fé, teu sangue foi derramado como um hieromártir. Agora, que estás na Presença de Cristo e de Seus anjos, suplica pela salvação de nossas almas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário