quinta-feira, 18 de julho de 2013

Santo Elias, Profet


20 de Julho (CE) /02 de Agosto (CC)



Muitos são os santos do Antigo Testamento contemplados pelo calendário litúrgico bizantino e celebrados num dia particular. Em geral não encontramos a celebração correspondente no contexto católico romano. No dia 20 de julho no Oriente se comemora o profeta Elias, “santo e glorioso,” conforme aparece no título do Minéon. Não possuímos escritos desse profeta que viveu no IX século antes de Cristo, mas ele se destaca entre os “profetas de ação” em Israel. Inúmeras vezes, nos livros sagrados, se fala do seu zelo em defender a verdadeira fé e piedade, como também da sua vida austera e rica em milagres, que se concluiu de maneira extraordinária. Com efeito Elias, num carro de fogo, “subiu no turbilhão para o céu” na presença de Eliseu, que herdou seu espírito. É um detalhe, esse, muito evidenciado no Oriente. Dão testemunho disso os muitos ícones, mormente russos, que representam Elias arrebatado da terra para as esferas celestes, numa carruagem puxada por cavalos chamejantes. Desde as Vésperas, já encontramos uma alusão a esse episódio e, nos tropários sucessivos, se fala do seu epifânico conhecimento de Deus, que se lhe manifestou no monte Horeb como no meio de uma “brisa suave.” Os textos falam também da morte dos falsos profetas, depois da prova no monte Carmelo, da longa estiagem, sinal da punição divina e de outros episódios da sua vida. As três leituras bíblicas, excepcionalmente longas, lidas na tarde do dia 19 de julho, são extraídas do terceiro livro dos Reis (correspondente a lReis da Vulgata). Primeiramente se lê o capítulo 17 inteiro, depois uma boa parte dos capítulos 18 e 19. Na última leitura se lêem os versículos finais do capítulo 19, que tratam da vocação de Eliseu, e 2Reis (2,1 14) em que é narrado o episódio do manto que caíra dos ombros de Elias e que Eliseu apanhara, herdando assim também o seu espírito.

No tropário conclusivo, e no kontákion, assim é lembrado o profeta que apareceu junto com Moisés, na Transfiguração de Cristo:

Tropário Modo 4

“Anjo na carne, fundamento dos profetas,
segundo precursor da vinda do Cristo,
o glorioso Elias, que do alto faz descer a graça sobre Eliseu,
afasta as doenças e purifica os leprosos.
Sobre os que o veneram faz jorrar as curas.”

Kontákion Modo 2

“Profeta de sublime nome, Elias,
que prevês os grandes feitos do nosso Deus
e submetes à tua palavra as nuvens portadoras de chuva,
roga por nós ao único Amigo dos homens.”


O profeta, nascido em Tesbes, além do Jordão, no país de Galaad, desde a primeira infância teve sonhos prodigiosos. Essa tradição foi transmitida por Santo Epifânio de Chipre e a encontramos escrita numa estrofe da Ode primeira do Cânon:

“Na hora do teu nascimento, ó profeta bem aventurado, teu pai teve a revelação dum grande milagre, pois te viu nutrido por uma chama e envolvido em faixas chamejantes; por teus rogos, pois, livra nos do fogo eterno.”

O nome do profeta Elias significa “o meu Deus é IHVH” — indica pois um programa de vida. Isso é demonstrado em numerosos episódios que o “próprio” do Ofício bizantino no dia 20 de julho, como sempre marcadamente baseado na Bíblia, várias vezes recorda e exalta. Em um breve hino das Vésperas encontramos:

“Tu paraste as águas do céu e por um corvo foste nutrido, confundiste os reis e fizeste morrer os sacerdotes de Baal; do alto do céu fizeste descer o fogo e por duas vezes fizeste perecer cinquenta homens; tu alimentaste a viúva de Sarepta com o óleo e o pouco de farinha que lhe restava e por tua oração ressuscitaste lhe o filho; acendeste o fogo sobre o altar encharcado e andaste sobre as águas do rio Jordão; enfim foste arrebatado ao céu sobre um carro de fogo e agraciaste duplamente a Eliseu: intercede sem cessar junto de Deus, pela salvação das nossas almas.”

A figura austera do profeta, suscitado por Deus para combater a idolatria no povo de Israel sob o reinado de Acab e de Ocozias, é ainda hoje venerado também pelos hebreus e pelos árabes. Para os cristãos bizantinos, a figura de Elias é ocasião de lembrar o ensinamento evangélico, como no texto deste ikos que apresentamos como conclusão:

“Ao ver a grande iniquidade dos homens e o grande amor de Deus para com eles, o profeta Elias irritou se e, indignado, dirigiu se ao Deus de misericórdia com palavras impiedosas dizendo: ‘ó justo juiz, vinga te contra os que transgridem a tua lei!' Mas Deus, em sua ternura, não quis punir os que o haviam ofendido: como sempre, o único amigo dos homens aguarda a conversão de todos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário