quinta-feira, 18 de julho de 2013

Santa Eufêmia




11 de Julho (CE) /24 de Julho (CC)


Santa Eufêmia é comemorada em 16 de setembro, dia em que foi martirizado. Neste dia, no entanto, é comemorado o milagre concernente a suas ilustres relíquias, operado por ocasião do Quarto Concílio Ecumênico, em Calcedônia. Este Concílio foi convocada durante o reinado do Imperador Marciano e da Imperatriz Pulquéria, no ano 451, após a morte do Imperador Teodósio, o Jovem.

A razão para a convocação deste Concílio foi a heresia de Dióscoro, o Patriarca de Alexandria e Eutiques, um Arquimandrita de Constantinopla, que espalharam o falso ensino que, em Cristo, o Senhor, não havia duas naturezas, a Divina e a humana, mas apenas uma: A natureza Divina.

Neste Concílio, Anatólio, o Patriarca de Constantinopla, e Juvenal, Patriarca de Jerusalém, desempenharam os papéis mais importantes. Quando os argumentos e testemunhos de ambos os lados chegaram a um impasse, o Patriarca Anatólio propôs que os ortodoxos e os heterodoxos escrevessem suas confissões de fé e, em seguida, as colocassem no sarcófago onde as relíquias de Santa Eufêmia repousava. Todos concordaram com isso. Portanto, as duas confissões de fé foram escritas e colocadas no seio da grande mártir do sexo feminino. O sarcófago foi fechado, selado com o selo do Imperador e guardas militares foram nomeados. Todos eles passaram três dias em oração e jejum. Quando abriram o sarcófago no quarto dia, viram a confissão da fé ortodoxa na mão direita da santa e a confissão de fé heterodoxa sob seus pés. Assim, a disputa, foi decidida, pelo poder de Deus, em favor da ortodoxia.

Durante o reinado do imperador Heráclito, as relíquias de Santa Eufêmia foram trazidas de Calcedônia a Constantinopla, para a igreja que lhe fora dedicada, perto do Hipódromo. O Imperador iconoclasta, Leão Isauriano, ordenou que estas relíquias fossem atiradas ao mar, mas, de uma forma milagrosa, o sarcófago foi levado para a ilha de Lemnos e colocado na igreja do Glicéria, a grande mártir do sexo feminino. Porém, no reinado da Imperatriz Irene, o sarcófago com as relíquias de Santa Eufêmia retornou a Constantinopla e ao seu antigo lugar. O sangue que dessas relíquias de tempos em tempos fluía, ajudava àqueles que estavam doentes ou na miséria.

Tropário - Tom 3

Tu trouxeste alegria para os ortodoxos 
e vergonha para os defensores da heresia,
Pois confirmaste o que os Padres do Quarto Concílio ensinavam corretamente.
Ó gloriosa Mártir Eufêmia, virgem justa de Cristo,
Roga a Cristo, nosso Deus, que nos conceda a Sua grande misericórdia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário