quarta-feira, 17 de julho de 2013

São Davi de Tessalônica





26 de Junho (CE) / 09 de Julho (CC)

São Davi de Tessalônica iniciou sua vida ascética no mosteiro dos Santos Mártires Theodoro e Mercurius. Inspirado pelo exemplo do Estilita, vivia em uma amendoeira em oração constante, mantendo rigoroso jejum mesmo sob intenso calor ou frio. E assim permaneceu por três anos, até que um anjo disse-lhe para vir para baixo.

São Davi recebeu de Deus o dom de operar prodígios, e, assim, curou a muitos enfermos.

Um dia, durante a celebração da Divina Liturgia, o Imperador percebeu que Davi não usava o turíbulo, mas que trazia as brasas acessas em suas mãos e que as brasas não lhe causavam dano algum. Espantado, o Imperador deixou seu lugar e se prostrou perante Davi.

Este santo asceta também dava conselhos espirituais a todos os que vinham ter com ele. Tendo atingido a “apathéia” (a vida sem passionalidade), dormiu pacificamente no Senhor, no ano 540.


Tropárion - Modo 8

A imagem de Deus foi de fato preservada em ti, ó Pai, pois, tomaste a cruz e seguiste Cristo; assim, nos ensinaste a desprezar a carne e a cuidar da alma, pois é imortal. Por isto o teu espírito, ó venerável Davi, regozija-se com os anjos.

Kondákion - Modo 2

Nós te bendizemos, ó servo de Deus, Davi. Tu és como os anjos, vivendo sem paixões terrenas. Agora te rejubilas com a dádiva Divina. Concede-nos que dela também partilhemos, ó Pai santo e justo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário