domingo, 18 de agosto de 2013

S. Eusígnio, mártir († 362).

05 de agosto  Eusignius santo mártir





Os Eusignius Mártir nasceu em Antioquia, em meados do século III. Por 60 anos ele atuou nos exércitos romanos dos imperadores Diocleciano, Maximiano Hércules, Constâncio Cloro, Constantino, o Grande e seus filhos. St Eusignius era um companheiro de St Basiliscus (3 de março e 22 de maio), e ele forneceu um relato de seu martírio. No início do reinado de São Constantino o Grande, St Eusignius era uma testemunha do aparecimento da Cruz no céu, uma previsão de vitória.

St Eusignius se aposentou em sua velhice do serviço militar e retornou ao seu país de origem.Lá, ele passou seu tempo em oração, jejum e frequentar a igreja de Deus. Assim, ele viveu até o reinado de Juliano, o Apóstata (361-363), que ansiavam por um retorno ao paganismo. Através da denúncia de um dos cidadãos de Antioquia, São Eusignius foi julgado como um cristão perante o imperador Juliano, no ano 362. Destemidamente acusou o imperador de apostasia de Cristo, e repreendeu-o com o exemplo de seu parente, Constantino, o Grande, e ele descreveu em detalhes como ele mesmo tinha sido uma testemunha ocular do aparecimento do sinal da Cruz no céu. Julian não poupou os St Eusignius idade, então 110 anos, mas ordenou que ele decapitado.

Troparion - Tom 8

Hoje, a Igreja homenageia um homem martirizado por sua piedade e devoção: Os Eusignius sinceros e piedosos de espírito sábios. Ela glorifica suas lutas espirituais, e grita com fervor: O One Misericordioso, guardará os vossos servos, através de suas intercessões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário