sábado, 10 de agosto de 2013

Ss. Prócoro, Nicanor, Timão e Pármenas, diáconos e apóstolos [dos 70] (séc. I) Ícone da Mãe de Deus Odíghftria de Smolensk


Nicanor, Apóstolo dos 70

28 de Julho (CE) /10 de Agosto (CC)



«Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo» (Mt 20,26). Esta era a principal qualidade dos Apóstolos, e entre os 70 discípulos do Senhor, em Prócoro, Nicanor, Timão e Parmena, esta condição estava presente. Foram dos primeiros diáconos da Igreja Cristã de Jerusalém e a Santa Igreja os comemora juntos em 28 de Julho, embora tenham morrido em tempo e lugares diferentes. O ofício principal destes apóstolos consistia em organizar e servir à mesa aos membros mais pobres da Igreja, particularmente, aos órfãos e viúvas. Também ajudavam na pregação da Palavra de Deus.
«Naqueles dias, como crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na distribuição diária.  Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: ‘Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar.   Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra’.  Este parecer agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, PRÓCORO, Nicanor, TIMÃO, PÁRMENAS e Nicolau, prosélito de Antioquia» (At 6,1-6).
Prócoro seguiu depois com São João, o Teólogo, para a Ásia Menor, onde foi eleito e consagrado Arcebispo de Nicomédia, cumprindo seu ofício episcopal com um perfeito espírito de diaconia (serviço). Timon sofreu o martírio e morte na Arábia, para onde tinha sido enviado para propagar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os outros dois, Nicanor e Parmena, morreram em Jerusalém, cumprindo ali o ofício diaconal para o qual haviam sido escolhidos. Nos funerais, mereceram serem considerados iguais em aos demais apóstolos, e toda a Igreja sofreu muito com aquela grande perda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário