sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ss. Isaac (séc. I), Dalmatus († 440) e Faustus († 451)


03 de Agosto (CE) /16 de Agosto (CC)




São Dalmatus tinha servido no exército do imperador Teodósio, o Grande (379-395). Tendo deixado o Exército entre os anos 381-383, foi com seu filho Fausto para o mosteiro de São Isaac, perto de Constantinopla. Santo Isaac (30 de maio) tonsurou o pai e o filho e os introduziu ao monaquismo, e ambos passaram a levar uma rigorosa vida ascética.

Certa vez, durante a Grande Quaresma, São Dalmatus privou-se totalmente de comer qualquer alimento durante os quarenta dias da Quaresma. Mais tarde, tendo recuperado  sua força, foi achado digno de uma visão divina.

Quando Santo Isaac estava se aproximando do fim de sua vida terrena, nomeou São Dalmatus como Igúmeno do mosteiro, que mais tarde seria conhecido como o Mosteiro de Dálmata.

São Dalmatus mostrou-se um defensor fervoroso da Fé Ortodoxa no Terceiro Concílio Ecumênico de Éfeso (431), que condenou a heresia de Nestório. Depois do Concílio, São Dalmatus tornou-se Arquimandrita do mosteiro da Dalmácia onde morreu com a idade de noventa anos.

São Faustus, assim como seu pai, foi um grande asceta e, particularmente, destacava-se por sua capacidade de jejuar rigorosamente. Após a morte de seu pai, Fausto tornou-se Igúmeno do mosteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário