quinta-feira, 18 de julho de 2013

Santo Anatólio






03 de Julho (CE) /16 de Julho (CC)


São Flaviano morreu como conseqüência dos maus tratos que havia recebido na assembléia conciliar de Éfeso. Anatólio, que foi eleito para sucedê-lo na sede de Constantinopla, foi consagrado pelo monofisita Dióscoro de Alexandria.

Santo Anatólio, que era de Alexandria, tinha se destacado durante o Concílio de Éfeso como adversário do nestorianismo e foi elevado ao trono patriarcal de Constantinopla, no ano 449 dC.


Pouco depois de sua consagração episcopal, Santo Anatólio reuniu um sínodo, em Constantinopla, no qual ratificou solenemente a carta dogmática («o Tomo»), que São Leão, Papa de Roma, tinha enviado a São Flaviano, encaminhando uma cópia desta carta a cada um dos seus metropolitanos, bem como uma condenação à Nestório e Eutiques, para que as assinassem.


Logo depois, comunicando-se com o Papa de sua ortodoxia, expressou seus protestos, e pediu-lhe que o confirmasse como o legítimo sucessor de Flaviano. São Leão concordou, não sem antes observar  que o fazia mais por «misericórdia do que por justiça», uma vez que ele, Anatólio, havia aceitado a consagração episcopal das mãos do herege Dióscoro.



Durante o reinado de Anatólio, o trono de Constantinopla foi reconhecido como igual ao trono da Roma pelo Concílio Ecumênico realizado em Calcedônia, em 451 dC. Santo Anatólio empreendeu grande esforço para preservar a pureza da fé ortodoxa e por isto padeceu muito nas mãos dos hereges e, finalmente, foi por eles assassinado no ano 458 dC.

Anatólio governou a igreja por quase nove anos e assumiu a sua morada entre os santos hierarcas do Reino de Deus.

Um comentário: