quarta-feira, 17 de julho de 2013

Santo Mártir Juliano, de Tarso





21 de Junho (CE) / 04 de Julho (CC)


São Juliano era um jovem de 18 anos que vivia na cidade de Tarso, região da Cilícia, instruído na Fé Cristã, de origem nobre e senatorial, que viveu na época da grande perseguição do Imperador Diocleciano. Por causa de sua Fé, Juliano padeceu durante um ano inteiro um processo de constantes interrogatórios e torturas nas cidades da Cilícia, que culminou em sua prisão.

Durante todo este período era assistido por sua mãe, a qual oferecia orações constantes pedindo que o Senhor o fortalecesse. Na cidade de Aegea, pediu ao Governador permissão para visitar seu filho na prisão, usando do ardil de que iria tentar convencê-lo a oferecer sacrifício aos ídolos. Durante três dias esteve com São Juliano na prisão, incentivando-o a permanecer firme na Fé até o fim.

São Juliano foi novamente levado perante o Governador; este, pensando que Juliano queria se retratar, passou a elogiar sua mãe por ter dissuadido seu filho. Mas, para sua surpresa, a Mãe de Juliano corajosamente confessou a Jesus Cristo diante de todos e argumentando com veemência contra o politeísmo. Enfurecido, o Governador ordenou que se lhes cortassem os pés, já que acompanhava o filho desde Tarso.

São Juliano foi amarrado em um saco no qual continha várias cobras venosas, e jogado ao mar.

O corpo da vítima foi levado pelas ondas para as praias de Alexandria, onde fora encontrado e honrosamente sepultado por um cristão piedoso. A morte deste santo mártir ocorreu por volta do ano 305 e suas relíquias foram transportadas para Antioquia. São João Crisóstomo o comemorava com grande veneração.


Tropárion - Modo 5

Pelo incentivo e ensino de tua mãe, ó Juliano, tu te tornaste um glorioso soldado de Cristo, vestindo a armadura do Espírito e investiste contra o inimigo para o destruir. Ora a Cristo, nosso Deus, que salve as nossas almas.

Kondákion – Modo 2

Hoje louvamos a Juliano, o Invencível e Santo Guerreiro, portador da Verdade. A ele clamamos: Ora a Cristo, nosso Deus, que salve as nossas almas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário