quarta-feira, 17 de julho de 2013

Santo Eusébio de Samósata





22 de Junho (CE) / 05 de Julho (CC)


O Hieromártir Eusébio, bispo de Samósata, manteve-se firme na Confissão da Fé Ortodoxa proclamada no Concílio Ecumênico de Nicéia, no ano 325. Por isto ele sofreu perseguições por parte dos arianos, sendo privado repetidamente de sua sede e banido. O Imperador Constâncio (337-361), padroeiro dos arianos, informado de que Santo Eusébio mantinha um decreto conciliar sobre a eleição do Arcebispo Ortodoxo Melécio à Sé de Antioquia, ordenou-lhe desistir do decreto. O santo corajosamente se recusou a cumprir a ordem. Enfurecido, o Imperador enviou-lhe uma mensagem dizendo que, se ele não desistisse do decreto, sua mão direita seria cortada. Santo Eusébio estendeu ambas as mãos para o emissário, dizendo:

"Cortá-as, porque eu não vou desistir do Decreto Conciliar que denuncia a maldade e iniquidade dos arianos."

O imperador Constâncio maravilhou-se com a audácia do bispo, mas não o violentou.

Durante o reinado de Juliano, o Apóstata (361-363), tempos ainda mais difíceis se seguiram, e uma aberta perseguição contra os cristãos fora deflagrada. Santo Eusébio, disfarçado, andava com as roupas de um soldado em toda a Síria, Fenícia e Palestina, exortando os cristãos a permanecerem na Fé Ortodoxa. Ele estabelecia sacerdotes e diáconos nas igrejas desoladas, e ordenava bispos que renunciavam à heresia ariana.

Depois de sua morte, Juliano, o Apóstata, foi sucedido pelo piedoso Imperador Joviano (363-364), em cujo reinado as perseguições cessaram. Retornando do exílio, São Melécio (12 de fevereiro) convocou um Concílio local em Antioquia no ano 379 sobre o conselho de Santo Eusébio. Vinte e sete bispos participaram deste Concílio e reafirmaram a doutrina Ortodoxa do Primeiro Concílio Ecumênico. Os arianos assinaram a definição conciliar, temendo os firmes defensores da Ortodoxia aos santos hierarcas Melécio, Eusébio e Pelágio, os quais exerciam grande influência sobre o Imperador. Após a morte de Joviano, o ariano Vanlentus (364-378) chegou ao poder.

Os Ortodoxos foram novamente submetidos a perseguição. São Melécio foi banido para a Armênia, São Pelágio para a Arábia e Santo Eusébio foi condenado ao exílio na Trácia. Ao receber o decreto imperial, Santo Eusébio deixou Samósata, de noite, de modo a evitar tumulto entre as pessoas que o estimavam. Tendo tomado conhecimento da saída do bispo, os fiéis foram até ele e com lágrimas suplicavam-lhe que retornasse. O santo recusava-lhes as súplicas argumentando que era preciso obedecer as autoridades. O santo pediu ao seu rebanho para manterem-se firme na Ortodoxia, os abençoou e partiu para o lugar de seu exílio. O ariano Eunomios tornou-se bispo de Samósata, mas o povo não aceitou o herege. Os ortodoxos não frequentavam a igreja e evitavam se encontrar com ele. O herético bispo ariano então se apercebeu que lhe era impossível trair o rebanho para si.

Com o Imperador Graciano (375-383) assumindo o trono, todos os hierarcas ortodoxos banidos sob os arianos foram trazidos de volta do exílio. Santo Eusébio também voltou a Samósata e continuou com a tarefa de edificar a Igreja. Juntamente com São Melétius ele estabeleceu hierarcas ortodoxos e clérigos nos lugares ocupados pelos arianos. No ano de 380, Eusébio chegou à cidade ariana de Dolikhina para lá estabelecer a Marinus, bispo ortodoxo. Uma mulher ariana atirou uma telha com tamanha violência na cabeça do santo bispo que lhe provocou a morte.

Enquanto agonizava, Eusébio pediu vinho à sua agressora e, àqueles que estavam ao seu redor suplicou não fazer nenhum mal àquela mulher. O corpo de Santo Eusébio foi levado para Samósata e foi enterrado por seu rebanho. O sobrinho do santo, Antíoco, sucedeu-lhe e a Igreja de Samósata continuou a confessar firmemente a Fé Ortodoxa que lhes fora transmitida através dos esforços do Santo Hieromártir Eusébio.


Tropárion - Modo 4

Ao participar do estilo de vida dos Apóstolos e a eles sucedendo ao trono, tu descobriste pela prática das virtudes o caminho para a contemplação divina. Por isto, Despenseiro da Palavra da Verdade, também teu sangue foi derramado por causa da fé, ó Santo Mártir Eusébio, ora a Cristo, nosso Deus, que salve as nossas almas.

Kondákion - Tom 8

Tu semeaste os Divinos ensinamentos, arrancando o joio de Ário, foste adornado com a coroa do martírio. Tu proclamaste o Verbo-Deus como sendo uma essência com o Pai e o Espírito Santo. Por isso clamamos a ti: "Alegra-te, ó Pai Eusébio!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário